Tirando a Anodização

Cansado de suas pecas anodizadas por estarem desbotadas e arranhadas?. Se você quer removê-la aqui vai um passo a passo sobre como fazê-lo. Eu sei que a maioria das pessoas pensam em usar limpador de forno, mas se não fizer corretamente com esse produto pode danificar a peca. Na minha opiniao a melhor maneira de fazê-lo, é como os profissionais fazem . Com hidróxido de sódio, vulgarmente conhecido como Soda Cáustica. Na maioria das vezes é o principal ingrediente dos produtos de limpeza de forno. Se você já usou limpador de forno antes percebeu que algumas partes ficaram com anodizacao, e que por muitas vezes o metal fica danificado ou ate mesmo queimado.

Para esse processo você vai precisar de um recipiente grande o suficiente para mergulhar  completamente as peças. Eu não sugiro usar um metal. polipropileno (plástico grosso) é o melhor. Agora você vai precisar de soda caustica granulada.Nao use liquida.

Existem alguns produtos para desentupir canos que sao 100% hidroxido de sodio, funcionarao perfeitamente e nao queimarao o metal como faz o limpa forno.

Encha o recipiente com água suficiente para mergulhar as pecas que você quer trabalhar. Mantenha o controle da quantidade de água utilizada. 2 ou 3 litros geralmente e o suficiente.


Geralmente ultilizo 1/2 xícara soda custica por litro de água. Mas dependendo da sua anodizacao vc pode jogar um pouco com essa proporcao. Misture bem até que todo o produto químico seja dissolvido.

LEMBRE-SE..MUITO IMPORTANTE..VC ESTA TRABALHANDO COM UM PRODUTO QUIMICO!!!

Use luvas de borracha grossa,Verifique se você está  em um local bem ventilado, porque uma vez que o alumínio entrar em contato com a solucao a mistura criara um gás.
Mergulhe as peças na solucao e observe bem.
Se demorar mais de cinco minutos para a criar bolhas e porque a solução esta um pouco fraca. você pode aumentar se você desejar adicionando um pouco de soda cáustica e voltar lentamente mergulhar as peças. Uma vez que começa borbulhando você pode retirar a peça para verificar o progresso. E colocá-la novamente até obter uma cor uniforme de alumínio bruto ou a peca ficar toda preta. Não deve haver manchas (como quando se utiliza o forno limpo). apos perceber que que a peca esta descolorada ou preta lave em agua corrente com uma escova plastica e sabao neutro.

ANTES
 
DURANTE
DEPOIS
ANTES

DURANTE

DEPOIS

PE DE VELA

ESSA PECA AO CONTRARIO DO QUE MUITOS PENSAM NAO E SIMPLESMENTE POLIDA.
VEM DE FABRICA COM ANODIZACAO EM COR DE ALUMINIO E POR MAIS QUE SEJA POLIDA NAO SE COMPARA AO BRILHO DE UMA PECA SEM ANODIZACAO POLIDA.
REPARE NA NA FOTO A SEGUIR QUE O PE DE VELA SUPERIOR TEM ANODIZACAO NATURAL E O INFERIOR ESTA NO ALUMINIO CRU E COM POLIMENTO
 

POLIMENTO.
 
 
O processo de polimento e bem simples e nao necessita de grandes maquinas ou ferramentas..apenas um pouco de vontade,paciencia e determinacao.
 
Para comecarmos vamos precisar de:
  1. um recipiente com agua e detergente
  2. lixa dagua 800 – 1200 – 2000
  3. massa de polir automotiva numero 2
  4. polidor de metais caseiro do tipo brasso,kaol…
  5. retalhos de jeans
  6. estopa macia
  7. flanela

vamos iniciar lavando a peca com agua e sabao ultilizando de preferencia uma esponja como

essas da 3m que tem um lado aspero e outro macio.

o processo de lixar e muito importante.diriamos fundamental para o acabamento do servico

comece com a lixa 800 .mantenha um recipiente com agua e sabao e molhe a peca e a lixa nesse liquido e comece o processo.lembrando de manter a direcao e nao fazer nunca movimentos circulares.

tenha paciencia e lixe o maximo que puder  para remover pequenas marcas e toda a oleosidade da peca.

a seguir repita o processo com as lixas 1200 e finalmente 2000

a lixa 2000 por mais que nao pareca fazer nada sobre a peca sera determinante para que tenha um acabamento espelhado.

passando esse passo vamos dar inicio ao polimento propriamente dito

com um retalho de jeans com massa de polir numero 2 esfregue a peca com forca e se precisar jogue um pouco de agua ultilizando um burrifador domestico desses para jardinagem.

esfregue o maximo que vc conseguir e va trocando a parte do tecido em contato com a peca na medida que o tecido esta ficando preto.

se for necessario repita essa parte mais uma vez antes de comecar a dar o brilho.

retire a massa da peca polida ultilizando um pedaco de estopa.possivelmente fiquem algumas marcas e vc podera facilmente retirar las repetindo o uso do burrifador com agua.

passando essa parte a peca ja se encontrara brilhando e tenho certeza que vc estara surpreso do que conquistou!! mais tenha calma que agora vem a parte do brilho

com a peca totalmente seca e limpa  voce deve  aplicar com uma esponja o produto de brilho de metais de sua preferencia.pode ser qualquer um desses para uso domestico que com certeza sua mae tem embaixo da pia da cozinha.

apos perceber que o produto esta quase seco na peca comece entao a retirar e puxar o brilho com a flanela e tera um brilho espelhado como o das pecas nas fotos a seguir

 
ANTES E DEPOIS
 
 
 
ANTES E DEPOIS
 
ANTES E DEPOIS
EXISTEM FERRAMENTAS SIMPLES QUE PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE POLIMENTO
MAQUINA DE FURAR COM DISCOS DE JEANS E FLANELA PARA SUBISTITUIR O PROCESSO MANUAL!!!
retirado daqui

1 comentário

Arquivado em fixed gear

Uma resposta para “Tirando a Anodização

  1. Victor Dias

    Boa tarde, como citado anteriormente o melhor recipiente seria uma bacia de plástico grossa, mas para tirar a anodização do quadro, qual seria a melhor maneira? E teria alguma maneira de preservar uma parte do quadro?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s